Balanço das ações da Câmara Senador Canedo em 2015

Câmara Municipal fecha 2015 com vários projetos executados   

A Câmara Municipal conseguiu ampliar vários projetos e ações tornando-se uma instituição reconhecida, respeitada e de credibilidade. O Legislativo esteve mais próximo do povo executando projetos, tais como o Mulher de História e a Campanha de Combate ao Câncer de Mama e de Próstata, com intensa participação social. Também foi entregue pela primeira vez a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo “SENADOR ANTÔNIO AMARO CANEDO” aqueles que contribuíram para o desenvolvimento do município de Senador Canedo em todas as suas esferas de poder. 

Outro projeto inédito foi a homenagem feita aos vereadores constituintes os quais tiveram papel fundamental na elaboração das primeiras leis. A Câmara trabalhou mais uma vez com transparência ao transmitir as sessões ao vivo pelo Portal da Câmara e pela Rádio Canedo, 87,9 FM. Por meio do Portal da Transparência, as contas e gastos públicos são disponibilizados a qualquer cidadão e assim eles têm acesso às informações sobre os processos administrativos do Legislativo.  

Ao longo do ano foram aprovados 280 requerimentos, 41 projetos de autoria do Executivo, 20 projetos de lei do Legislativo, dois projetos de resolução, sete atos normativos, 187 portarias e 18 projetos de Decreto Legislativo, destinados a regular matéria que exceda os limites da economia interna e para concessão de título de cidadão canedense. 

Projetos importantes de autoria do Legislativo também foram aprovados. Veja a relação por vereador:

Paulo Roberto: 09
Roberto Lopes: 06
Marcelita Manze: 04
Roberto Moreira: 03
Ademilton Teixeira: 02
Rafael Gonzaga: 01
Leonardo Paes: 01
Moisés Gonçalves de Oliveira: 01
Emílio Alves: 01

Resumo das principais ações:
Portal da Transparência: O Portal da Transparência foi reformulado e disponibiliza aos cidadãos informações sobre pagamentos efetuados aos fornecedores, dados orçamentários e financeiros, receitas e despesas e todas as licitações realizadas pela Casa de Leis.

TV Câmara: Por meio da transmissão ao vivo pela TV Câmara, implantada em janeiro de 2014, a comunidade pode conferir tudo que aconteceu no Legislativo em 2015.

Mulher de História: Em março de 2015, a Câmara realizou projeto “Título Mulher de História Canedense”. Anteriormente, os vereadores escolhiam as mulheres que seriam homenageadas na Sessão Solene de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 08 de março. Por sugestão da Comissão da Mulher sob a presidência da Vereadora Marcelita Manze e consenso entre os demais parlamentares, a escolha das 13 homenageadas foi realizada pela primeira vez por votação popular na internet, registrando quase mil votos. Um sucesso de participação e promessa de novos eventos para os próximos anos.

Câmara Aqui: Atendimento descentralizado e vereadores mais próximos do povo nos bairros da cidade. Esta é a proposta do “Projeto Câmara Aqui” e que foi executada em todas as edições do “Projeto Prefeitura nos Bairros”, realizadas ao longo do ano.

Comenda Senador CanedoUm marco histórico foi a reunião dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, quando da entrega da primeira Medalha de Honra ao Mérito Legislativo “SENADOR ANTÔNIO AMARO CANEDO”. A medalha foi instituída por meio de Projeto de Lei da autoria do parlamentar Paulo Roberto dos Santos e tem como objetivo homenagear aqueles que contribuíram para o desenvolvimento do município de Senador Canedo em todas as suas esferas de poder.

Título Cidadão Canedense: A Câmara concedeu o Título de Cidadão Canedense às pessoas que, embora não tenham nascido no município, contabilizaram relevantes serviços prestados à cidade. Além de moradores de Senador Canedo, a Câmara homenageou autoridades que tem ajudado a cidade, como o governador Marconi Perillo que vem dando apoio a Senador Canedo desde a época de emancipação de Senador Canedo.

Dia do Obreiro: Outro projeto desenvolvido pela Câmara foi a celebração do Dia do Obreiro, em agosto, em que dezenas de obreiros foram homenageados numa sessão solene. A homenagem se deu por meio de um Projeto de Lei, de autoria do vereador Emílio Alves, aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito Misael Oliveira, em que institui o Dia do Obreiro no município e é comemorado no terceiro domingo de agosto.

Metas 2016
Aplicativo: A Câmara Municipal de Senador Canedo será a primeira instituição legislativa do estado de Goiás a lançar um aplicativo que vai permitir a população acompanhar as notícias, fazer reclamações e reivindicações em prol de um município com mais qualidade de vida. De qualquer parte da cidade e com o celular em mãos, o internauta poderá acompanhar as sessões e as informações sobre os requerimentos e projetos aprovados, além das ações desenvolvidas diariamente pela Casa de Leis. Também poderá reivindicar mais benefícios, sugerir e propor melhorias nos bairros e espaços públicos. O lançamento do APP será em janeiro de 2016.

Conhecendo o Legislativo: Esta é uma proposta inovadora da Câmara, que será lançada oficialmente no primeiro semestre das aulas na rede pública de ensino em 2016. Por meio da produção de material institucional, tais como cartilhas e vídeo, a Casa de Leis visa incentivar a consciência política e ter uma maior interação com os estudantes.

Fonte: Câmara Canedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário