SENADOR CANEDO RECEBE O GRUPO DE TEATRO PLENLUNO

No sábado, 24, acontece na Praça Criativa Oliveira o espetáculo teatral “As artimanhas de Scapino” às 18h, horário em que todos os sábados nesse mesmo local também acontece a Feira de tradições nordestinas, será uma noite que promete muita movimentação, diversão e cultura na praça, leia abaixo tudo sobre o espetáculo:

No mês de Outubro o grupo de teatro Plenluno invade ruas e praças de Goiânia e cidades vizinhas, com sua versão de “As artimanhas de Scapino”, de Moliére.

Projeto contemplado pelo Fundo Estadual de Cultura garante a circulação de espetáculo por 6 cidades goianas, entre os dias 17 de outubro e 01 de novembro o Grupo PlenLuno de Teatro fará apresentações em ruas, praças e Pontos de Cultura, levando para os mais diversos públicos uma de suas principais obras teatrais. Em Senador Canedo o evento acontece no dia 24 de outubro, sábado, na Praça Criativa, no Jardim das Oliveiras, às 18h.

Além de Senador Canedo, as demais cidades escolhidas para receber o espetáculo “As Artimanhas de Scapino” foram Goiânia (17/10 – sábado), Aparecida de Goiânia (18/10 – domingo), Trindade (25/10 - domingo), Nerópolis (31/10 - sábado) e Goianira (01/11 - domingo).

Todas as apresentações são gratuitas, e após cada encenação os atores conversam com o público sobre a importância do teatro e das artes para a comunidade, além de falarem sobre o processo de criação do espetáculo.

Cultura Popular e Cidadania

O projeto do Grupo PlenLuno Teatro foi contemplado pelo Fundo Estadual de Cultura justamente pelo seu caráter dinamizador de ambientes artísticos, proporcionando não apenas oportunidades de fruição do que está sendo produzido pelos grupos goianos, como também alimentando as fontes locais de saberes, indispensáveis para que mais e novas ações como essa desabrochem.

Segundo Patrícia Vieira, da Plano V Eventos e Cultura, produtora do projeto, “Com a circulação do espetáculo de rua ‘As Artimanhas de Scapino’ por cidades da região metropolitana, contribuímos para algo que podemos chamar de Cidadania Cultural, ofertando ao público, gratuitamente, um trabalho de grande qualidade estética, e com um apelo popular que remonta a própria história do teatro, elevando assim a encenação a um trabalho de formação sobre o fazer artístico.” E Patrícia explica: “O que nós queremos é que as pessoas gostem de assistir teatro tanto quanto apreciam seus programas televisivos e suas músicas tocadas nas rádios. Pra isso, precisamos nos aproximar delas. Este espetáculo tem esse talento.”.

Um espetáculo para todas as idades

O espetáculo teve sua estreia em julho de 2013, e desde então tem conquistado plateias em todo o Brasil. Com uma trama inspirada nos folhetins da Commedia Dell'arte, a encenação é uma livre adaptação do texto de Moliére, Les Fourberies de Scapin, de 1671, no qual dois casais apaixonados não podem se unir por diferenças em suas classes sociais. Para burlar o impedimento imposto por suas famílias entram em cena dois jocosos e paspalhões serviçais, que são encarregados de encontrar soluções para que ocorram os encontros amorosos proibidos.

A Commedia Dell’Arte

Na Commedia Dell’Arte os espetáculos eram cômicos e o objetivo era o entretenimento. As cenas se desenrolavam através de diálogos improvisados, cheios de ironia e humor, que divertiam o público. Outra característica era a de criar caricaturas das figuras da sociedade da época, como os militares, os prelados, os banqueiros, os negociantes, os nobres e os plebeus.

Para sua versão, o PlenLuno se apropria de diversas linguagens artísticas e o resultado é uma peça com música ao vivo, acrobacias e elementos circenses, que encantam crianças e adultos. O espetáculo do grupo goiano tem a direção de Newton Armani, Doutorando em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e professor-assistente da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

O GRUPO PLENLUNO TEATRO

O Grupop surgiu em 2009, fundado por Jonathan Sena e Alinne Mendes, ambos artistas de uma nova geração de criadores, que apesar da vasta experiência prática na produção cênica, têm buscado a profissionalização para eles próprios e para seus pares.

Jonathan Sena é graduado do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor de circo no Colégio Marista, e é formado no curso de Qualificação Teatral pelo Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França.

Alinne Mendes também é formada no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, além de ser produtora, atriz e professora de teatro do Cep em Artes Basileu França e professora substituta da EMAC/UFG. É formada no curso técnico de Teatro pelo Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França.

Desde que a dupla fundou o PlenLuno, vários outros artistas se juntaram trazendo para os trabalhos do Grupo características próprias de diversas linguagens, como o circo, a música, habilidades transversais e vivências múltiplas. Desde 2012 esse elenco conta com os atores Jackson Leal e Izabelle Eleonora, ambos graduados em Artes Cênicas pela UFG. Izabelle é professora de Figurino e Maquiagem do Instituto Basileu França e aprofunda sua pesquisa nas visualidades do espetáculo e no trabalho do ator dentro do Grupo. Jackson também atua como professor na rede Estadual de Ensino.

Nestes 6 anos de trabalho o grupo se firmou no cenário goiano e nacional por meio de uma trajetória de projetos consistentes e de grande repercussão, como o bar artístico, cenas curtas apresentadas em diversos eventos culturais, intervenções e performances de rua, teatro-empresa, projetos em escolas, e o muito bem recebido projeto Canto do Conto, em parceria com a FNAC Goiânia.

“As Artimanhas de Scapino” - FICHA TÉCNICA

Realização: PlenLuno Teatro
Elenco:  Jonathan Sena; Alinne Mendes; Jackson Leal; Izabelle Eleonora
Direção: Newton Armani
Preparação Circense: Jonathan Sena
Preparação das Danças: Silvio Santos e Aline Mendes
Preparação Musical: Abílio Carrascal
Figurinos: Patrick Mendes e Hugo Mor
Apoio Técnico: Rui Bordalo e Geraldo Sinésio
Arte Gráfica: João Gabriel Brito
Direção de Produção: Patrícia Vieira (Plano V Eventos e Cultura)

Cenas da peça: 


Ana Paula Mota / Nádia Junqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário