CARTA ABERTA AO PREFEITO E A CÂMARA MUNICIPAL DE SENADOR CANEDO

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e a coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”
CF 88 Art. 225

Vargem Bonita é um dos núcleos urbanos isolados da cidade de Senador Canedo, parte integrante da grande Goiânia. Embora inscrito em perímetro urbano, Vargem Bonita em nada se assemelha aos bairros urbanos, e pouco se beneficia dos serviços públicos que caracterizam e qualificam os espaços da cidade.

A paisagem que ora observa-se, apresenta características bucólicas, inerentes as áreas rurais. Corriqueiramente, encontramos vacas, cabras pastando pelas ruas. Os vastos quintais acolhem varias espécies de aves como as araras, papagaios, tucanos, pica-paus e tantos outros que se fartam nos pomares. Aqui também não raro é a contemplação aos marrecos, inhumas, garças nas áreas de preservação.

Vargem bonita, na sua concepção inicial, surgiu de um desenho pré concebido nos anos 60­­­­­­­­­­­­­­­­­. Percebe-se no seu traçado original um certo respeito com o sitio natural. A topografia, a água e a vegetação foram consideradas como elementos essências para bem comum da população. A generosidade com que os espaços públicos foram tratados expressava com clareza a preocupação de se inserir no traçado, um sistema viário hierarquizado onde a rua, a avenida e até mesmo o boulevard se impunham e se socializavam cada um, no seu devido lugar, cumprindo sua razão social.

As áreas de preservação ambiental entremeavam o espaço que surgia. Contudo, o grande diferencial, que contribuiu para que a Vargem Bonita se caracterizasse como um núcleo periurbano, foram as dimensões dadas às parcelas. São lotes de chácaras que variavam entre 5 000 a 10 000m², na sua grande maioria. Ainda hoje, observamos atividades diversas nos interiores das propriedades. 

Estes elementos presentes nesta leitura, e que, permitiram compor a imagem da paisagem de Vargem Bonita, a imprime uma forte identidade que, muito a aproxima dos grandes exemplos da história do urbanismo. Os Cinturões Verdes, a horta urbana, e tantos outros exemplos que vem surgindo com a responsabilidade de resgatar, sobretudo, os valores socioambientais.

Infelizmente o que vem acontecendo na Vargem Bonita, é que, gradativamente as características importantes, que viabilizariam a construção de uma comunidade sustentável, vêm se perdendo: a substituição da população local pela população dos fins de semana, a perda das áreas públicas (vias, áreas de preservação e até mesmo equipamento), em beneficio de seus invasores, o descaso com o lixo. 

O que queremos lembrar é que as necessidades de uma sociedade urbana são de natureza diversa. Quanto mais diversificadas forem suas atividades, seu meio de produção, maiores serão as possibilidades e oportunidades de sobrevivências. A escolha entre um lugar ou outro, entre um meio de vida e outro, proporcionam a qualidade de vida. Isto significa que quanto maior for a dependência de uma única fonte de energia, mais vulnerável será uma comunidade urbana em época de escassez. 

- Esta, é a mensagem que nos, um grupo de moradores da Vargem Bonita, neste momento oportuno, pretendemos comunicar aos nossos governantes. Queremos que saibam que existimos, e que estamos empenhados no planejamento socioambiental do nosso lugar.    

- Pretendemos, sobremaneira, buscar e fortalecer junto a nossa comunidade o saber-fazer/saber-viver local, estimular a organização cooperativa dos moradores e articular uma rede de parceiros públicos e privados, locais, regionais e nacionais, em fim, a todos aqueles que queiram empenhar-se em transformar nossas cidades em ambientes propícios ao desenvolvimento de vidas saudáveis. Desta maneira, estaremos inseridos e tutelados pelo artigo 225 da CF 88 que inicia esta carta de intenções.

- Convidamos a todos que compartilham com nossas idéias, a apoiar e aderir ao nosso trabalho, ajudando a fortalecer nosso propósito.

Solangeda Rocha Sá - Arquiteta e Urbanista
Acessem nossa página no facebook: Fausto Costa - Portal Canedo

Um comentário:

  1. Excelente a exposição da Arquiteta e Urbanista Solange da Rocha Sá.
    Eu como moradora tenho sofrido e muito principalmente com a falta de cuidados com o meio ambiente, lixo, matagal, falta de iluminação publica em alguns locais, asfalto precário e inacabado, violação das Alamedas, enfim um abandono dos admnistradores de Senador Canedo com relação a Vargem Bonita. Moro aqui a mais de 4 anos, nunca houve uma visita dos responsaveis pelos órgãos da Prefeitura, nem dos vereadores, que só aparecem aqui na epoca de eleição para pedir voto. Invasões e descumprimentos de leis urbanas para todo lado e o que se vê é um tapa-olhos do poder Público. Agradeceria muito se a nova administração que recentemente se instalou na Prefeitura de Senador Canedo, se mobilizasse a tratasse-nos com o devido respeito. Marilene Rodrigues - Al. Goiania.

    ResponderExcluir